...

5 benefícios da proximidade entre família e escola

19 de May de 2022 - Abrangência MKT

Para que uma criança tenha acesso a cuidado, educação, oportunidades e afeto, a união entre família e escola se mostra cada vez mais fundamental. A escola consegue proporcionar ao aluno um ensino que respeita sua individualidade e forma de aprender, a partir do contato com a família, que divide com os professores e professoras as dificuldades e características da criança.

A família, por outro lado, tem acesso à colaboração dedicada dos profissionais da escola na educação dos seus pequenos. Quando a relação família-escola acontece de forma funcional beneficia principalmente as crianças, que ganham uma força-tarefa de pessoas interessadas em uma educação bem-sucedida.

 

Veja a seguir 5 outros benefícios proporcionados pela relação família-escola!

1 – Tempo de qualidade

Vida corrida e pouco tempo para as crianças... Qual é o pai ou a mãe que não encara esse problema atualmente? Além de fortalecer a autoconfiança das crianças e ensinar sobre formas de se relacionar com pais e professores, uma boa relação entre família e escola ainda proporciona que a família passe um tempo de qualidade com a criança.

Participando mais da vida dos seus filhos, é possível compreender melhor os desafios que eles enfrentam, fortalecendo a confiança e encontrando pontos em comum entre vocês, deixando a convivência muito mais saudável e gostosa.

 

2 – Socialização

Principalmente até os primeiros 7 anos, as crianças passam por um processo de aprendizado sobre como podem se relacionar com a família, os professores, amigos e a sociedade no geral. Nessa fase, os pequenos estão em desenvolvimento de suas habilidades sociais e uma maior proximidade entre a família e a escola facilita bastante esse processo.

 

3 – Segurança

Quem nunca ouviu alguém falar que, para as crianças, tudo sempre é novidade?! Pois é, a escola representa bastante esse pensamento. Principalmente nos primeiros anos de vida, a presença da família na rotina escolar é fundamental para que a criança se sinta segura e aprenda também sobre confiança, entendendo em quem ela pode ou não confiar quando precisar dividir algum problema ou dificuldade.

 

4 – Disciplina

Quando em sintonia, a família e a escola conseguem compreender melhor as razões para comportamentos indisciplinados das crianças, e assim auxiliá-las na correção desses comportamentos.

Uma boa comunicação entre os dois principais pilares da educação de uma criança, proporciona transparência e melhores chances de resolução de qualquer possível problema.

 

5 – Favorece o aprendizado

Participando das atividades escolares das crianças, as famílias conseguem compreender com mais facilidade as dificuldades e assim encontrar formas de auxiliar na educação escolar. As crianças percebem quando a família está envolvida e interessada nas suas atividades, o que costuma resultar em efeitos bastante positivos.