...

4 Pontos importantes na educação das crianças

10 de April de 2022 - Abrangência MKT

Educar não é uma tarefa fácil. Pais e professores, principalmente, enfrentam todos os dias os desafios da educação infantil, sejam eles externos ou mesmo internos. Que bom seria se existisse um guia, não é mesmo?!

 

Um manual de como educar uma criança sem cometer erros e ajudando elas a se transformarem em adultos que sejam capazes de cuidar da própria vida e tenham valores. Infelizmente, esse sonho ainda não virou realidade! Mas trouxemos alguns temas importantes que podem ajudar e mostrar a luz no fim do túnel. Veja a seguir:

 

1) Crianças tem sua própria individualidade

Quem nunca se pegou fazendo uma comparação sobre a sua própria infância? A frase “quando eu era criança as coisas não eram assim” costuma aparecer sempre na sua mente? Bem, você não está de todo errado(a). Os tempos mudaram e, certamente, a educação teve mudanças bastante drásticas de geração para geração. Mas até onde devemos seguir sempre um mesmo modelo? Como cobrar de uma criança que ela seja como você foi quando tinha a idade dela, em outro contexto e sendo uma pessoa diferente de você? Entender que as crianças têm sua própria personalidade, facilita bastante na hora de saber lidar com elas!

 

2) Existem formas diferentes de se ensinar uma mesma lição

Ainda falando sobre seguir padrões, esse é um tema importante para se pensar. Tudo bem que você aprendeu de um jeito, mas será que o seu filho ou filha terá as mesmas facilidades ou dificuldades que você? Que tal pensar em novas possibilidades para ensiná-lo? Além de facilitar o processo, você ainda consegue mostrar para o seu filho que as situações não precisam ter uma única solução, só é preciso perseverança para descobrir as outras.

 

3) Cuidado X superproteção

Sim! As crianças precisam de limites. Mas também precisam viver e ter suas próprias experiências! A liberdade das crianças é limitada pelos pais em busca de proteger sua integridade física e mental, pois elas ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões sérias e isso é um fato. Mas isso não significa que elas não possam fazer escolhas! A prática é bem diferente da teoria e você sabe disso.

 

4) Crianças seguem exemplos

Como seres naturalmente curiosos, as crianças prestam atenção em tudo que veem e escutam e o bom exemplo é uma das melhores maneiras de ensiná-las!